top of page
Buscar

Ramo Supermercadista e Atacadista têm crescimento em 2022 e mantém expectativas para 2023

  • Foto do escritor: Fábio Eugênio
    Fábio Eugênio
  • 31 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

O setor supermercadista e atacadista teve um desempenho positivo em 2022, apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e pela inflação dos alimentos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento do setor foi de 611 bilhões e 200 milhões de reais, representando um crescimento de 2,8% em relação a 2021. Além disso, o setor gerou mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos e abriu mais de 4 mil novas lojas em todo o país.

Super Fácil Beberibe, montada em 2022 pela Uchôa Instalações Comerciais

Para 2023, as perspectivas são otimistas, com base na retomada da economia e na vacinação da população. O setor deve continuar investindo em inovação, experiência do cliente, sustentabilidade e diversificação de produtos e serviços. Algumas das tendências e características que devem marcar o setor supermercadista e atacadista em 2023 são:


- Marketing sensorial: trata-se de uma estratégia que visa explorar os cinco sentidos das pessoas, para que elas tenham melhores experiências no estabelecimento. Por exemplo, aromas, sons, cores, texturas e sabores que estimulem o consumo e a fidelização.

- Comunicação omnichannel: trata-se de uma comunicação integrada entre os diversos canais que os clientes têm para entrar em contato com as empresas, como lojas físicas, e-commerce, aplicativos, redes sociais, telefone, etc. O objetivo é oferecer uma jornada de compra fluida, personalizada e conveniente.

- Foco em públicos específicos: trata-se de uma segmentação do mercado que visa atender às necessidades e preferências de diferentes perfis de consumidores, como veganos, celíacos, diabéticos, orgânicos, saudáveis, etc. O objetivo é oferecer produtos diferenciados, de qualidade e com valor agregado.


Essas são algumas das tendências e características do setor supermercadista e atacadista para 2023. O setor deve continuar se adaptando às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores, buscando sempre oferecer o melhor serviço possível.

 
 
 

Comments


Chame no Whatsapp
bottom of page